Destino Anfitrião

Santarém é o terceiro maior município do Pará, com uma população de 308.339 habitantes. Contando com mais de 100 quilômetros de praias de areia branca e águas cristalinas, a Pérola do Tapajós é um pedaço de paraíso amazônico. Suas belezas naturais, belas histórias, cerâmica singular e gastronomia única recebem cerca de 25% dos turistas do estado, que vem em busca do turismo de Sol e Praia, de Base Comunitária e também de Gastronomia e Cultura, se transformando em uma das principais rotas turísticas paraenses.

O distrito de Alter do Chão, vila praiana localizada em Santarém, fica distante cerca de 37 km do centro da cidade. Cercada por uma areia branca e banhada por um dos rios mais lindos do mundo, o Tapajós, Alter do Chão encanta a todos os visitantes.  Venham eles na época de seca ou cheia dos rios, onde as paisagens paradisíacas mudam conforme a estação e são um cartão postal especial na terra de encantos. No ano de 2021, a vila de Alter do Chão foi escolhida pelo Prêmio UPIS como o melhor destino turístico do Brasil e, em 2009, pelo jornal inglês The Guardian como a praia mais linda de água doce do mundo. Suas águas mornas pelo sol são um convite particular aos turistas, que sempre voltam para casa com memórias inesquecíveis. Além de suas belezas naturais, Alter também é rica em cultura. Em setembro, realiza-se o tradicional festival de disputa entre os botos Cor de Rosa e Tucuxi, unindo o religioso ao profano. Você vai se encantar com o povo hospitaleiro da vila de Alter do Chão, onde vai ouvir as mais incríveis histórias e lendas tapajônicas.

O turismo gastronômico de Santarém é singular, onde o principal tempero é a ancestralidade indígena nos pratos, nos quais ingredientes amazônicos adornam as mais deliciosas iguarias. Como o jambu, planta com um potencial de adormecer a boca, que é um dos temperos essenciais para a realização de pratos típicos santarenos, e o tucupi, líquido cor de ouro que só se encontra no Pará. Em Santarém, os turistas também se deliciam com a farinha de tapioca, que casa muito bem com o nosso líquido sagrado que é o açaí. Outro sabor marcante da nossa região é a pupunha, fruto que se come cozido.

Local do evento

ESTAÇÃO DAS DOCAS

AV. MAL. HERMES, S/N - CAMPINA
BELÉM - PA

Patrocínio

Destino Anfitrião

Patrocínio

 

Realização

Destino Anfitrião

Patrocínio

 

Realização

© Copyright – FITA 2022. Todos os direitos reservados.