Uma vasta programação técnico-científica e de palestras show, com o objetivo de ampliar o conhecimento para o público e mercado do turismo, integram a 11ª edição da FITA (Feira Internacional de Turismo da Amazônia). A grande novidade deste ano é a realização de eventos paralelos à feira, como o III Encontro Paraense de Guias de Turismo, I Congresso Internacional da Devoção Mariana e o encontro em comemoração aos 50 anos da ABAV-Pa (Associação Brasileira de Agência de Viagens do Pará). A FITA ocorre de 15 a 18 de junho no Hangar- Convenções e Feiras, com acesso gratuito ao feirão e demais eventos.
O titular da Secretaria de Estado de Turismo, Eduardo Costa, destaca que reunir segmentos diferenciados da atividade turística amazônica garante a qualidade da produtividade do setor e pode integrar o produto Amazônia como destino turístico mundial.
“E dessa forma podemos desenvolver e melhorar roteiros, atrair investidores, incrementar demandas nacionais e internacionais, além de reforçar a qualidade da gestão e da prestação dos mais diversos serviços turísticos nas áreas de abrangência da região. Unida em torno de um objetivo comum, a Amazônia mostrará a sua força como destino turístico aos operadores interessados na compra desse produto e, consequentemente, continuará o processo de desenvolvimento do turismo, cujo maior objetivo é de criar mais empregos e garantir a distribuição de renda”, analisa o secretário.
Programação- O painel de abertura será “Turismo, empreendedorismo e bioeconomia”, no dia 16, a partir das 14h, com a participação da professora Mônica Araújo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Francisco Peba, que vai abordar um case de sucesso de turismo de base comunitária no Rio Negro, no Amazonas e também terá a participação da presidente da Associação do Artesanato Trançado do Arapiuns, Neida Pereira, que falará sobre o turismo na comunidade Arapiuns Coroca, em Santarém. A conversa será mediada pela turismóloga Márcia Barros, doutoranda em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pela UFPA, que realiza pesquisa de Turismo de Base Comunitária na Amazônia Atlântica paraense. Toda a programação técnico-científica ocorrerá no auditório, no 2º andar do Hangar.
O segundo painel do dia 16 tem como tema “Turismo Criativo” e irá reunir a palestrante nacional e gerente-geral de inovação turística da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Karina Zappata; Adriana Lima, presidente do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), em Cotijuba, além de representantes do Quilombo África Laringituba e da Fazenda Bacuri. O mediador será o professor da UFPA Álvaro do Espírito Santo, doutorando em Turismo, Patrimônio e Território, pela Universidade de Coimbra (Portugal).
Já no dia 17, os debates começam com o painel “Inclusão e Acessibilidade no Turismo”, com Natália Garcia, jornalista, escritora e criadora do projeto “Cidades para Pessoas”; e Guiga David, palestrante e ministrante de cursos de acessibilidade e coordenador da cartilha “Acessibilidade – Bem atender no turismo de aventura adaptado”. Também haverá a participação da coordenadora de Políticas Públicas para Autismo no Estado, Nay Barbalho. A mediação será realizada pela coordenadora do Centro de Inclusão da Semec, Geovana Souza.
“Governança no turismo: os desafios de uma cidade para receber grandes eventos” será tema do segundo painel, previsto para começar às 15h30. Como palestrantes Lucas Vieira, secretário adjunto da Setur; Rubens Magno, superintendente do Sebrae; Dr. Borja, CEO da NVX Experience Design e de representante da associação de operadores de turismo, Braztoa.
O encerramento da programação técnico-científica será no dia 18 com o tema “Turismo Cultural”, com a participação do professor Dário Benedito, que apresentará a Marujada de Bragança; de Carmem Ribas, diretora artística, produtora cultural, gestora e mentora de projetos culturais, que falará sobre estratégias para captar recursos para eventos, e da cantora Fafá de Belém, que trará a experiência da Varanda de Nazaré.
Também está prevista uma palestra show de Thiago Akira, que atua como consultor e palestrante de Marketing Digital para o Turismo, ministrando cursos, workshops e palestras sobre o tema pelo país.
Congressos- O III Encontro Paraense de Guias de Turismo, organizado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) será realizado nos dias 16 e 17 de junho no auditório principal, a partir das 14h. No primeiro dia, os temas discutidos serão “A importância e obrigatoriedade do Cadastur para o trade turístico”; “O papel das instituições de ensino na formação qualificada dos profissionais de turismo”; “O anfitrião do turismo- relatos e experiências no dia a dia do profissional guia de turismo” e a mesa “A relação entre agências de turismo e guias de turismo para atingir a excelência na prestação de serviços ao turista”.
No dia 17 a programação de abertura será a palestra “A legalidade na contratação do guia de turismo”, seguida das mesas: “A mulher guia de turismo- vivências e desafios na rotina da profissional” e “Projetos liderados por guias de turismo que dão visibilidade a roteiros turísticos e espaços culturais”.
O I Congresso Internacional da Devoção Marina e Círios de Nazaré começa às 8h30 com um ciclo de palestras sobre a devoção mariana no Santuário Nacional de Aparecida, em Fátima-Portugal, e sobre o Círio de Nazaré e a Guarda de Nazaré. O congresso também fará visitas guiadas à Basílica Santuário de Nazaré e Museu da Memória de Nazaré. O encontro será no auditório central.
Serão abordados temas como a devoção Mariana no Santuário de Lourdes (França), e a devoção Mariana e Círio de Nazaré em Portugal. Também estão programadas palestras sobre o Círio de Nazaré em outras cidades. Nesse dia, estão previstas visitas guiadas ao Museu de Arte Sacra, à Catedral Metropolitana de Belém. Finalizando a programação, estão previstos um city tour por Belém, passeio pela orla e visitas à FITA.
A ABAV-Pa (Associação Brasileira de Agência de Viagens do Pará) realiza sua programação nos dias 16, destinada aos integrantes do trade, e no dia 17 com coquetel comemorativo pelos 50 anos da entidade.
(Texto: Sâmia Maffra_ Ascom Setur)